Cai, cai, Babão

Renata Kotscho
Mortas Vivas
Published in
9 min readJun 25, 2021

--

Safo? Pergunta o inominável antes de dar a largada da live que começou com duas horas de atraso. (Eu já estava felizinha achando que tinha escapado, mas Deux não me concedeu mais essa graça).

Então vamos lá: A semana, como vocês sabem, foi caliente. Tanto é que na quarta-feira foi queimado, enfim, o desministro do meio-ambiente. Tacaram fogo no Ricardo Salles. Aleluia irmãos.

(Não que tenhamos esperança de que venha algo melhor no lugar, mas ainda assim foi divertido ver o homem cotonete abatido). E é aquela coisa: rei posto, rei morto. O ex-boylisho não foi nem citado na morta.

O acompanhante do dia foi o Fábio Faria, o garotão cuja principal credencial para ocupar o Ministério das Comunicações é ser casado como uma das filhas do Silvio Santos. (sabem como é máfia, gostam de manter tudo em famiglia).

Começam então falando do passeio que fizeram em localidades de nomes exóticos no RN, terra do boy, como Jardins de Piranhas e Cruzeta.

Mas o foco da morta foi mesmo detonar a Coronavac: “Vocês estão vendo que essa vacina aê, a Coronacav, está com problemas em vários países do mundo, como por exemplo no Chile, entre outros. Botaram na cabeça das pessoas que se elas tomaram a vacina a doença vai ser branda e tem gente morrendo por causa disso.”

(Vou tentar esclarecer. Todas as vacinas são seguras, todas são eficazes para evitar o agravamento da doença na grande maioria das pessoas, mas nenhuma é 100% eficaz. Portanto, qualquer pessoa vacinada ainda pode contrair o vírus e morrer, mas em todas o risco é muito menor. Além disso, nenhuma vacina vai conseguir conter a pandemia enquanto a maioria da humanidade não for vacinada e o mundo continuar funcionando como um grande celeiro de variantes. Muito mais importante do que a eficácia de cada vacina é a cobertura vacinal. Não vamos sair dessa enquanto não entendermos isso).

Bozocida não quer saber de nada disso e trouxe para a morta até um ovo de ema para fazer propaganda dos seus remedinhos do coração, remedinhos que segundo o boy do dia “As pessoas só brigam porque foi ideia do presidente.” (sim, deve ter saído da própria cloaca)

Ele concorda “Se eu falar que tomar água faz bem, amanhã na imprensa vão falar que se você tomar muita água você pode morrer afogado.” defende-se. E volta a falar, sim, dela mesmo, da terapia com água de coco na veia na guerra do pacífico. (Como diz o senador Omar Aziz, burro chucro fica empacado).

Ah sim, além de detonar a Coronavac, o outro foco da live foi bater na imprensa: “Você tem que se consultar com um médico, não é com o William Bonner não, esses picaretas da grande imprensa que não manjam nada.”

Faz então alusão ao episódio em que tirou a máscara durante entrevista no começo da semana e jogou seus perdigotos para cima de uma reporter mando-a calar a boca “Quando fazem uma pergunta idiota e tem uma resposta a altura, ficam cheio de mimimi. Ah fui ofendido, ah está agredindo a imprensa. Não pedi para ser entrevistado por vocês, pô. Dispenso essas porcarias todas.”

Manda então o argumento que o povo gosta “Vocês querem um mentiroso delicado ou uma pessoa mais grossa um pouco, como eu, e verdadeira? Tem que escolher, pô.” (sim, vivemos uma realidade em que “autenticidade” é a maior virtude, ser mal educado é bacana e ser gentil é coisa de gente falsa).

Comenta então os “malefícios da pandemia”: crianças sem alimentação adequada fora da escola, famílias endividadas para pagar tratamento em hospital particular “se endividaram ao invés de fazer o tratamento preventivo” e desemprego “você que perdeu seu emprego, que perdeu sua renda, a culpa não foi minha.”

Passa então a falar dos indígenas, outro tema que não pode faltar em nenhuma morta: “Os indígenas pegaram covid e a maioria, eu perguntei, foram tratados com chá de casca de árvore ou de cipó. É o tratamento imediato. Perguntei se alguém morreu, ninguém morreu.”(A realidade é que já morreram mais de 1.000 indígenas de covid no Brasil, um dos grupos percentualmente mais atingidos pela doença).

Mas ele continua: “Com todo respeito aos nossos irmãos índios, será que eles são mais inteligentes que nós? Parece que são né Porque aqui tem um monte de idiota que não quer tomar nada e não quer que ninguém tome nada.”

E passa a atacar o governador de São Paulo através do médico David Uip, ex-coordenador do grupo de combate ao coronavírus do governo de SP, que teve sua receita médica criminosamente vazada no início da pandemia, momento em que a utilidade da cloroquina no tratamento contra covid ainda estava sendo estudada.

E solta o argumento que leva os antivaxx ao delírio: “Qual a grande jogada? A vacina é cara, pô. Então se tem algo barato, esse algo barato tem que deixar de existir, e o senhor David Uip tinha uma oportunidade de ouro, uma oportunidade ímpar para falar – não quero que mais gente morra -, esse é o trabalho do médico”. (A vacina “cara” custa cerca de $10 dólares a dose. Quanto vale a sua vida?:)

Passa então a intimidar o boy do dia, segue o diálogo:

  • Você tomou a vacina?
  • - Ainda não, mas vou tomar.
  • - Qual você vai tomar, agora vou te pegar no pé. Vai tomar coronavac?
  • - Não vou..
  • - Vai tomar o quê?
  • - Vou ver se tem outra lá pra mim.
  • - Se deu mal né. Eu vou ser o último a tomar tá pessoal?

E para se safar, o boy retoma o assunto dos indígenas “Levamos internet para os índios balaio”.

Bozocida sempre se empolga com o tema: “Enquanto no passado queriam que os nossos irmãos índios ficassem dentro das reservas como se fossem alguém que tinha que viver isolado do mundo e de todos, o nosso governo é diferente.”(…)

Segundo ele: “Tudo mudou com o novo presidente da Funai. Não tem mais conflito com os índios e quando tem é por pressão de ONGs que fazem a cabeça do pobre coitado do índio. E tem muita ONG aê, que só está em terra indígena rica, quanto mais riqueza tem ali em especial ouro e diamante, mais tem ONG. A preocupação deles não é com o índio, é se dar bem.” A solução: “Estamos trazendo os índios para nós, temos um projeto permitindo o garimpo em terra indígena se o índio concordar.”

E vem então a parte mais vintage da morta: “se isso for aprovado, nós vamos junto com as Forças Armadas botar estrutura para que o índio possa vender ali o seu material para a Caixa Econômica ou para o Banco Central (??), para que a gente faça um lastro aqui, isso é importante para nós, para a gente não ser mais explorado” (Talkei? O próximo passo acho que é pedir as alianças das tias do zap com o slogan: Ouro para o bem do Brasil.)

Resumindo “Índio não quer mais apito, índio quer internet, quer modernidade, quer o que você quer.” (Paz, amor e forabolsonaro?)

Mas vamos falar de coisa boa: Golpe “Estamos aí numa briga com o voto auditável, projeto da Bia Kicis. A gente fica aqui sem entender, o Ministro Fachin, o mesmo que proibiu a polícia militar do RJ de entrar em comunidade atrás de vagabundo, agora diz que quem defende o voto auditável comete um ato de violência contra a constituição. Dá pra entender? Dando palpite um palpiteiro.” E ameaça: “Deixo bem claro aqui, se o Congresso Nacional promulgar a PEC do voto impresso, vamos eleições auditáveis no ano que vem e ponto final.”

E lá vem mais Mimimi contra a imprensa “Não tem uma matéria favorável ao governo. Já vão falar que Bolsonaro manda menina de 10 anos tirar a máscara para continuar recitando. Tava a menina sozinha recitando um poema e ninguém ouvia quase, pedi para ela, sim, pode baixar a máscara, ela baixou a máscara e falou.”

(Quando a gente achava que a única coisa que faltava para o energúmeno era matar criança, ele resolveu agir: primeiro mandou uma menina de 10 anos tirar a máscara no palanque e depois, no mesmo dia, pegou uma criança pequena no colo e ele mesmo tirou a máscara dela para foto. Pronto, agora não falta mais nada)

Mas o que importa é que “O Brasil vai muito bem, vão ter que me engolir, porra.”…”Os jornalões vão ficar ali até o final pra tentar derrubar o governo, pra voltar aê a esquerda. Pergunta como estão seus colegas da imprensa na Venezuela? Os coleguinhas da imprensa na Argentina, pergunta lá?”

E finalmente fala do assunto que todos vocês estão esperando: O fiat Elba do Jair, o contrato com a Covaxin para compra de vacinas superfaturadas, assinado mesmo antes da aprovação da tal vacina indiana pela Anvisa (Chupa, pfaaizer):

“Vamos lá, está essa onda toda de agora pegamos o governo Bolsonaro, corrupto, negociando vacina com 1.000% de sobrepreço. Eu não vou entrar em muitos detalhes não, é uma coisa tão ridícula”, minimiza. (sem explicar por que então o Ministro Onix Lorenzetti fez cosplay de Don Corleone e quase chorou ao ameaçar o deputado dedo duro na TV).

“Deixar bem claro que os auditores do TCU não viram indícios de sobrepreço na vacina da Covaxin. Tinha uma nota que falava em 300 mil vacinas, faltava um zero eram 3 milhões, dá mais ou menos 1.000% a diferença.” (Talkei?)

E justifica: “Pode acontecer alguma coisa de errado no meu governo? Pode. Na ponta da linha alguém pode fazer alguma coisa esquisita? Pode. A gente vai tomar as providências, como determinei que a Polícia Federal investigue esse caso.” (Agora? Não fez antes por que? Isso tem nome: Prevaricação. É crime e a pena prevista é de detenção, de três meses a um ano, e multa.).

E fala mal do ex-aliado “Esse deputado que tem uma ficha, um prontuário, na verdade, bastante extenso né?” (sim, picaretaço. Sabe como é, boi preto reconhece boi preto)…e pergunta “O que ele quer com isso? Andou comigo de moto em Brasília, teve aqui conversando comigo, de repente do nada o cara vapt.” (ou é dor de corno ou falta de butim)

E volta a atacar a vachina do Dória: “Vocês estão vendo agora pouquíssima eficácia da Coronavac. Hoje no avião tinha um colega lá reclamando: – pô, tomei as duas doses e não tô com nada, parece que não tomei nada. E passou pela Anvisa, passou apertadinho né?”…”A Anvisa é um órgão independente, faz o seu papel lá, mas pelo que parece não tá dando certo, ou tá pegando em pouca gente” (ele acha que vacina é igual carro velho, `as vezes pega, `as vezes não pega)

Volta então a atacar as máscaras “Eu pedi um estudo sim, para o Ministério da Saúde opinar sobre máscara, tá pra nascer esse parecer e tem gente até do supremo que falou que é impensável tirar máscara.”…e argumenta: “Pessoal, quem já teve o vírus como eu, quem já foi vacinado, não transmite e não pega. Quem for contra é porque não acredita na vacina.” (Percebam que a vacina funciona ou não funciona de acordo com a narrativa do momento).

Segundo ele: “o cara usa máscara só para não ser multado e está servindo para arranjar dinheiro para alguns governadores como esse de São Paulo. Se depender dele vai ficar valendo a máscara porque é grana pra ele.”

E pracabá, pediatria freestyle surrealista “Tem criança de 2–3 anos usando máscara. Se você tirar a máscara da cara da criança ela está com a boca aberta. Eu entendo pelo que eu sei, dado a minha mãe aê, meus avós, que a criança de boca aberta tem problema, tá respirando pela boca.”…”Geralmente criança que tem boca aberta tem adenóide, geralmente criança de pescoço fino e barriga grande. Geralmente se faz o quê? Opera adenóide para que ela volte a respirar pelo nariz. Tem até uma foto do 03 com barrigão enorme e pescoço fino, foi operado, ficou um moleque saudável.” (Geralmente, há controvérsias)

Por fim, resolve humilhar o boylisho do dia (ninguém mandou falar que vai tomar vacina):

  • Você teve adenóide ou não?
  • - Não
  • - Catapora você teve.
  • - Tive.
  • - E berne? Já pegou berne na cabeça?
  • - Não
  • - E verme?
  • - Verme sim, barriga inchada sim.

Devia ter dito que inclusive estava olhando para um.

(Glória a Deux! Lave o pibão e o barrigão. Use máscara, vacine-se e não seja burro chucro babão)

--

--

Renata Kotscho
Mortas Vivas

Médica formada pela UNICAMP, especializada em Medicina Estética pela American Board of Aesthetic Medicine